Obras de Misericórdia Espirituais


Suportar

Suportar com paciência as adversidades e fraquezas do próximo


Para viver o evangelho de Jesus, é preciso ser paciente. Esta obra espiritual nos exorta a suportar com paciência aqueles que estão próximos a nós, com todas as suas limitações, fraquezas, defeitos, adversidades e misérias. Isso não quer dizer que devemos nos omitir de orientar, encorajar, oferecer oportunidades e servir de suporte para que essas limitações e fraquezas sejam superadas.


Nesse sentido, São Paulo escreve: "Pedimos-vos, porém, irmãos, corrigi os desordeiros, encorajai os tímidos, amparai os fracos e tende paciência para com todos" (1Ts 5,14). Ainda, segundo São Paulo, quando estamos fortes, devemos suportar as fraquezas dos que são fracos, e não agir a nosso modo (Rm 15,1). Ajamos então como discípulos de Jesus, que tomou sobre si as nossas fraquezas e carregou nossas dores (Is 53,4).


São Pedro nos diz: "Que mérito teria alguém se suportasse pacientemente os açoites por ter praticado o mal? Ao contrário, se é por ter feito o bem que sois maltratados, e se o suportardes pacientemente, isto é coisa agradável aos olhos de Deus" (1Pd 2,20). Sejamos acolhedores e pacientes com todos.