Obras de Misericórdia Espirituais


Orar

Rogar a Deus pelos vivos e pelos falecido


Na oração sacerdotal, Jesus rogou a Deus pelos seus discípulos e por todos que, em todos os tempos, viriam a ser seus seguidores, ou seja, por todos nós (Jo 17). Em várias outras passagens dos Evangelhos, Jesus se retirava para rezar, entre elas cito: Mt 14,23; Mt 26,36; Mc 6,46; Lc 3,21; Lc 5,16.


Na Carta aos Efésios, São Paulo recomenda que se intensifiquem as súplicas e pede que orem por ele (Ef 6,18-19). Podemos até identificar uma pessoa pela oração que ela faz: a oração egoísta indica um espírito egoísta. Orações que mais parecem listas de compras ou de presentes: Senhor, quero isto, isto e aquilo.


O ser humano é sempre mais preocupado com suas próprias necessidades, mas através desta obra de misericórdia espiritual, somos exortados a rezar pela humanidade, rezar por aqueles que nem conhecemos; rezar pela reparação e expiação dos pecados do mundo; pela conversão dos pecadores; pelo Papa e ministros ordenados que conduzem a Igreja de Deus; pelas vocações sacerdotais e leigas; pelas autoridades; pelos que sofrem e pelos que se recomendam às nossas orações.


Rezar pelos mortos: Este ensinamento se apoia também na prática da oração pelos defuntos, da qual a Sagrada Escritura já fala: "Eis por que ele (Judas Macabeu) mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado" (2Mc 12,46).


Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos (CIC 1032).


A Igreja não tem dúvida desta realidade e, por isso, desde o primeiro século reza pelo sufrágio das almas do Purgatório.


As almas merecem a lembrança e as orações dos seus. As orações que fazemos por elas as ajudam a alcançar o repouso eterno, o refrigério e a luz que não se apaga.