Obras de Misericórdia Espirituais


Confortar

Confortar (Fortalecer os angustiados e abatidos)


Deus conforta os humildes (2Cor 7, 6). Devemos seguir o seu exemplo e aperfeiçoar nossas virtudes. Mesmo estando preso, Paulo confortava as comunidades que sofriam tribulações e tristezas, e também se sentia confortado por elas (At 16,40.20,1; 2Cor 2,7; Col 2,2).


Assim como Paulo, outros personagens da Sagrada Escritura enfrentaram momentos de angústia, medo, tristeza e desânimo, e receberam consolo. O próprio Jesus, no Getsêmani, passou por esses momentos (Mt 26, 37ss), e foi confortado por um anjo do céu (Lc 22, 43).


Hoje em dia, muitas pessoas sofrem de desânimo e angústia, que as abatem e levam à depressão. É nosso dever cristão confortar os que necessitam. E confortar não significa apenas dar o que é material, ou simplesmente tentar fazer com que esqueçam o motivo de seu desânimo, mas estar ao lado deles em sua dor, tornando esses momentos mais suaves, fortalecendo-os na fé.


Muitos de nós não estamos dispostos a nos colocar ao lado de quem está abatido e desanimado, achamos que essas pessoas nos deprimem. Não nos compadecemos com a fraqueza do outro, estamos preocupados somente com nossos interesses e pensamos apenas em nós mesmos. Sobre isso, São Paulo nos alerta na Carta aos Filipenses (Fl 2, 4). 

Coloquemo-nos à disposição do Espírito Santo de Deus, para que Ele nos inspire e nos use para confortar aqueles que precisam.